Blog

Blog

Painel bio-fotovoltaico produz energia com bactérias presentes no solo

3026954-slide-s-solar-04

Um projeto inspirador que pretende acabar com os materiais caros e tóxicos usados ​​para fazer os painéis solares de hoje e substituí-los por algo bem mais natural.

Idealizado por estudantes do Instituto para Arquitetura Avançada da Catalôniaeste projeto visa utilizar bactérias presentes no solo para produzir pequenas células de combustível e gerar energia. As plantas presentes no solo mantém as bactérias vivas como um produto da fotossíntese e a água mantém tudo em funcionamento.

Toda a estrutura pode ser simples de construir. “É fácil para qualquer um de nós produzir e envolve materiais baratos e do dia-a-dia”, afirma Apostolos Marios Mouzakopoulos, um dos estudantes que fazem parte deste projeto. “Os únicos materiais necessários são um pote com plantas e alguns pequenos pedaços de metal. Isto faz da tecnologia bio-fotovoltaica um avanço na forma como produzimos energia, especialmente a sua aplicação nos países em desenvolvimento onde não há cobertura de eletricidade.”

3026954-slide-s-solar-01

Um dos pontos inovadores deste painéis reside exatamente no fato de não dependerem de luz solar, podendo assim ser colocados em zonas que normalmente não seriam consideradas. E qualquer planta pode ser utilizada, mesmo plantas com mínima exigência de luz!

Um ponto contra: ainda não é possível produzir energia de forma tão eficiente, pois para sustentar uma só casa são necessárias muitas plantas. Ainda assim, este ainda é um projeto experimental e tem tudo para tornar-se mais eficiente e comercialmente viável.

Vamos aguardar os próximos passos!

3026954-slide-s-solar-02 3026954-slide-s-solar-03  3026954-slide-s-solar-05 3026954-slide-s-solar-06

Via: Designboom.



Sobre o Blog

O Blog Design Ecológico desenvolve, reúne e difunde iniciativas e soluções sustentáveis. O conteúdo é produzido por nossa equipe ou selecionado em canais especializados. Para colaborar, entre em contato conosco.